Buscar artigo ou registro:

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

INSTITUIÇÃO ESCOLA MUNICIPAL JARDIM AMAZÔNIA

 

 Luciene Paulo Silva Oliveira

 Rubia Alessandra A. M. da Silveira

 UNIVERSIDADE DE CUIABÁ

  

Palavras-chaves: Estágio Escolar. Escola. Gestão Escolar.

 

1      INTRODUÇÃO

 

 

            O estágio nos proporciona uma experiência de grande importância na nossa formação. Tendo por objetivos acompanhar de perto as funções que diz respeito à gestão escolar, ou seja, o cargo de diretor (a) e coordenação.

            Observar como ocorre um segmento da unidade escolar, que muitas vezes nem imaginamos que ele existe, mas sem o qual ou má administrado reflete diretamente na prática pedagógica. Ao olharmos para a escola, muitas vezes ignoramos e omitimos o valor da gestão em específico a coordenação. A mudança ocorre somente quando tomamos consciência das diversas funções que um diretor e coordenador desempenham.

            E assim o nosso olhar muda de direção e o ampliamos, pois para observar essa figura dentro de uma escola. Muitas vezes ele desempenha papeis equivocados. São tantas funções que lhe são atribuídas, que o seu papel acaba equivocado. Nesse sentindo é possível afirmar que o trabalho da gestão é de extrema importância. 

 

           

 

2      AMBIENTE DE ESTÁGIO (A Escola)

 

 

            O estágio foi realizado na escola municipal Jardim Amazônia localizada na Avenida Curitiba, número 642, bairro Jardim Amazônia. Na cidade de Sorriso, Estado de Mato Grosso. A escola em sua estrutura física apresenta 06 (seis) salas de aulas, um laboratório de informática, uma biblioteca, sala de direção, coordenação, sala de professores, sala de apoio pedagógico, banheiro feminino e masculino, cozinha quadra de esportes coberta, parque infantil e saguão.

            Sua manutenção é garantida pelo governo do município da cidade de Sorriso. Atualmente a escola conta com 498 alunos distribuídos em dois períodos, atendendo desde a educação Infantil II ao V Ano Fundamental I do ensino fundamental de 09 anos. Sendo na idade de 05 anos completando até 30 de abril. Com o quadro de funcionários contendo uma diretora, uma coordenadora pedagógica, 21 professores, uma secretária, uma professora de apoio, quatro estagiárias, um estagiário para informática, duas cozinheiras e quatro serventes.

            As condições socioeconômicas do público atendido pela escola são de condições carentes. A escola atende não somente os moradores de seu bairro, mas também ao outro bairro que fica próximo da escola, a comunidade procura esta escola por ser a mais perto das suas casas. A escola foi fundada na data de 17/04/2000 através do decreto: n° 032/000. Atendendo à necessidade da população daquela região, pois o município é um lugar em crescimento que recebe muitas pessoas que chegam para residir nessa cidade.

            No início do ano na primeira semana letiva de aula é feita uma reunião pedagógica onde serão definidas as programações referidas às reuniões pedagógicas, reuniões com os pais, as programações que serão feitas na escola. Seguindo as orientações do calendário que vem da secretária da Educação do município. O Conselho de Classe acontece uma vez por bimestre, sendo assim quatro reuniões de conselho de classe ao ano. Participando os docentes, a diretora, a e coordenadora. Busca rever as práticas escolares a partir de reflexões realizadas no momento do conselho. Ele é aberto para a comunidade, mas dificilmente algum responsável comparece na reunião. São discutidos no conselho assuntos somente referidos aos alunos envolvendo notas, comportamentos, dificuldades de aprendizagem e etc. Após a reunião a coordenadora chama para conversar os alunos que estão com dificuldades de aprendizagens, para possíveis soluções.

            A escola conta como recursos didáticos, com uma biblioteca, televisão, caixa de som, microfone, livros didáticos. Que são utilizados pelos professores conforme o seu planejamento. Os professores também participam semanalmente de um processo de estudos dirigidos que se intitulam na formação continuada, a mesma é feita um registro em ata onde os professores assinam. Notificando que para o docente se candidatar a gestor é necessário que antes ele faça um curso com duração de um ano preparatório e ao final é realizada uma prova para garantir a aprovação e a possível candidatura do mesmo. 

            Todos os dias antes do início das aulas os professores e gestores se reúnem na sala dos professores e fazem uma oração, é um momento em que eles aproveitam para conversar. A equipe demonstra muito respeito uns com outros, mantendo um clima agradável em seus convívios. Os relacionamentos entre os alunos ocorrem tranquilamente, sem brigas ou constrangimentos.

            O sistema de avaliação ocorre por meio de provas/avaliações, também ocorrendo por meio da observação nas atividades que são realizadas em salas de aulas. O requisito comportamento também se encaixa no método de avaliação, como bom ou mau comportamento. Para o autor José Carlos Libâneo (2004):

 

 

 [...] O PPP é o documento que detalha objetivos, diretrizes e ações do processo educativo a ser desenvolvido na escola, expressando a síntese das exigências sociais e legais do sistema de ensino e os propósitos e expectativas da comunidade escolar.

 

 

            A escola na sua perspectiva de educação compreende que o processo do ensino aprendizagem acontecerá com maior êxito ao introduzir na sua filosofia, a construção de um projeto que realmente venha de acordo com sua realidade, portanto a elaboração do seu Projeto Político Pedagógico é entendida como um processo de mudança e de antecipação do futuro, que estabelece princípios, diretrizes e propostas de ação para melhor organizar, sistematizar e significar as atividades desenvolvidas pela escola como um todo. Sua dimensão politico pedagógico pressupõe uma construção participativa que envolve ativamente diversos segmentos escolares.

            Tendo como objetivo valorizar os seres humanos respeitando e considerando as diferenças e as identidades pessoais e coletivas. Proporcionando um processo de escolaridade que priviligie conhecimentos, habilidades e competências que lhes possibilitem para aprender de forma significativa e agir criticamente na sociedade.

            Nessa perpesctivas a escola acredita que através da realização de propostas pedagógicas e ações metodológicas que estejam voltados a relidade de nossa comunidade escolar estara desenvolvendo um trabalho com possibilidades de reais mudanças no seu cotidiano e com proposta que busque autonomia tornando uma escola aprendente e com metas e ações necessárias para a formação de um verdadeiro cidadão.

            O calendário escolar da rede de ensino define o início e o termino do ano letivo, férias escolares, recessos escolares, feriados oficiais, semana de planejamneto e capacitação, semana cultural, garantindo no mínimo 800 (oitecentas) horas distribuidas por no mínimo de 200 (duzentos) dias de efetivo trabalho escolar.

            O regimento escolar é o instrumento que normatiza e regulamenta o funcionamento do estabelecimento escolar, sendo a base das normas, regras e leis para o bom funcionamento da escola. Em seu corpo é descrito a identificação da escola,os objetivos, informações sobre os menbros da gestão, do corpo docente. Direitos de deveres dos alunos e professores, descrições da organização administrativa técnica e pedagógica, esclarecimentos e funções referentes ao menbros da a APM( Associação de Pais e Mestres). Descrições sobre avaliação e conselho de classe, contendo as normativas para que a escola seja conduzida em ordem e progresso.

            A escola também consta com uma sala especializada ao aluno especial. O AEE ( Atendimento  Educacional Especializado)  com uma professora pedagoga especializada, a sala é totalmente preparada adapatada aos alunos com alguma deficiência. Sendo de grande ferramenta para o desenvolvimento do aprendizado dos alunos. Assim como sala de apoio para alunos com dificuldades na apredizagens no contra turno escolar da criança.

 

 

 

3      ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

 

 

Todos os dias antes de iniciar as aulas a diretora orienta os alunos para formarem as filas para fazerem oração, os alunos recebem as orientações caso haja e se dirigem para a sala. No momento do intervalo, a diretora e a coordenadora acompanha os alunos, observando e olhando o ambiente, no final do intervalo os alunos fazem as filas novamente e entram nas salas acompanhadas das professoras.

            A coordenadora se faz bem presente na escola, passando de sala em sala e chamando os alunos na sua sala e pede para eles fazer uma leitura individual. A coordenadora mantém um diálogo com as professoras e faz o planejamento com as mesmas semanalmente. Ela também retira da sala os alunos indisciplinados para conversar. Da mesma forma a diretora também desempenha funções que vão além das suas atribuições de gestora. Pois ela está também muito presente nos assuntos pedagógico da escola, Suas funções são mais abrangentes, não se refere somente as questões burocráticas.

            Pois como aprendemos nos estudos referentes à gestão escolar, o papel do coordenador está relacionado à orientação aos professores. O acompanhamento do planejamento dos professores, dando um suporte no que tange aos aspectos pedagógicos. O diretor então está incumbido às questões administrativas, a parte empresarial que se refere à escola.

A diretora está atenta a tudo, acompanha todas as movimentações que ocorre na escola. Ela é responsável pela parte administrativa e a representação legal da escola.

Nesse período foram desenvolvidas as atividades de observação na elaboração de ofícios com assuntos pertinentes à escola. Lançamentos de substituições de aulas referentes aos professores. Acompanhamentos de atendimentos aos alunos. Reuniões com a equipe de professores. Também reuniões de atendimentos aos pais. Observação nos pedidos de compras, fazendo licitações. Conferência de pedidos e nota fiscal. Também como a elaborações de projetos pedagógicos e eventos como o bazar beneficente que a escola realiza a cada bimestre. Assim tanto a diretora e a coordenadora pedagógica desempenham funções que mensuradas no seu dia-a-dia, retratado em um trabalho de comprometimento e compromisso.

 

 

3.1      Discussões

 

 

A gestão escolar é de responsabilidade do diretor e da coordenação. Eles devem propiciar condições e recursos necessários para o um bom funcionamento da escola, com ações específicas de planejar, organizar, liderar e avaliar. Para Libâneo:

 

 

“A organização e a gestão constituem o conjunto dar condições e dos meios utilizados para assegurar o bom funcionamento da instituição escolar, de modo que alcance os objetivos esperados. Os termos organização e gestão são frequentemente associados à ideia de administração, governo, provisão de condições de funcionamento de determinada instituição social – família, empresa, escolar, órgão público, entidades sindicais, culturais para a realização de seus objetivos”.

 

 

Ao longo dos anos ocorreram várias discussões a respeito à gestão escolar, a importância da decisão passar pelo coletivo, mesmo o diretor sendo aquele que está à frente da escola. O currículo é outra questão que chama a atenção, pois além da ideia tradicional referente ao currículo sendo os conteúdos que devem ser ensinados. Destacando que o currículo está entrelaçado à cultura do seu povo, o que venha a ser toda a produção e a maneira de viver do povo. Pois é essencial o currículo escolar, assim como também é importante o PPP da escola e aqui ressaltando que para que tanto o currículo e projetos sejam de fato realizados, o pedagogo é peça fundamental, pois é ele o responsável por mediar às intenções de realizar e o realizar, transformando o currículo em ações presentes no dia - a- dia com significado e aprendizagem.    

São indiscutíveis quantas atribuições existem sobre os ombros do coordenador. Quantas vezes ao dia sua pessoa é solicitada, às vezes por algo aparentemente desnecessário que outra pessoa poderia resolver. Mas na maioria das vezes as pessoas fazem questão de falar com o coordenador. Assim o coordenador é a representação da figura social de uma empresa. Sua pessoa deve ser dotada de simpatia e sabedoria para saber falar com o seu público e atender as diversas situações lhe aparecem, conflitos internos e externos.

 Sendo a principal função do coordenador a de auxiliar o professor no planejamento e na formação continuada. O planejamento pode promover uma prática transformadora.  Segundo o escritor Celso Vasconcellos (2012) p. 160.

“Um dos grandes problemas apontados pelo coordenador e orientador é a resistência dos professores ao planejamento”. Essas barreiras torna o trabalho do coordenador em relação a questão do planejamento desafiadora.

No trabalho desenvolvido pela coordenação, a troca de experiências com a direção e o corpo docente, se torna útil para um desempenho satisfatório, pois é possível articular as funções por meio de um leque de situações desafiadoras sem perder o foco de sua principal função dentro da instituição de ensino. A escritora Luiza da Silva (2009) p.09 ressalta que:

 “O trabalho do professor – coordenador é fundamentalmente um trabalho de formação continuada em serviço. Essa tarefa formadora, articuladora e transformadora é difícil”.

Sendo necessário para um trabalho eficiente e com bons resultados. O acompanhamento da coordenação, alinhada a orientação aos professores promove a transformação. O papel e a função do coordenador pedagógico ainda necessitam de esclarecimentos para a sociedade. Através do conhecimento e compreensão do seu verdadeiro papel dentro de uma instituição de ensino, os desvios de função poderão deixar de existir com tamanha frequência, fato que possibilitará a colaboração para o desempenho de um trabalho satisfatório e gratificante para esse profissional.

 Assim é necessário que a equipe de gestão conquiste sua autonomia na sua administração, na questão financeira, jurídica e pedagógica para um trabalho eficiente. Para poder gerir seus planos, programas e projetos. Lembrando que a autonomia é a possibilidade e a capacidade de a escola elaborar e executar um projeto político-pedagógico que seja relevante à comunidade

A função da escola é formar indivíduos críticos, criativos e participativos com condições de participar criticamente do mundo de trabalho, sendo consciente de seus direitos e deveres na sociedade.

 

4      CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Na realização deste estágio obtive muitas experiências significativas para a minha formação, foi o momento de conciliar a teoria e a prática. O estágio nos proporciona vivenciar experiências marcantes mensuradas a várias concepções e sentimentos. O trabalho do gestor é de suma importância, pois é ele quem vai construir um trabalho tanto positivo ou negativo. Pois é necessário que os segmentos administrativo e pedagógico andem aliado, para que haja um bom desenvolvimento da escola e consequentemente terá os reflexos na formação e na aprendizagem dos alunos.

Assim para que o trabalho solidifique é preciso que os gestores saibam administrar, liderar, ouvir as pessoas, coordenar, avaliar, planejar, desenvolver projetos e superar desafios. Pois a escola é uma organização que faz parte da formação de pessoas que estarão atuando na sociedade. Para que ocorra um bom plano organizacional é necessária à participação dos pais, dos professores, dos colaboradores que trabalham na instituição, enfim da comunidade onde a escola está inserida, porque embora o trabalho da equipe gestora seja imprescindível ela jamais fará um trabalho significativo sozinho. Nesse sentindo a união faz a força e a força faz um trabalho um de qualidade.  

 

 

REFERÊNCIAS

 

 

LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João; TOSCHI, Mirza. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2004.

 

VASCONCELLOS, Celso dos Santos Planejamento: Projeto de Ensino – Aprendizagem e Projeto Político – Pedagógico. São Paulo: Libertad, 2012.

 

BRUNO, Eliane Bambini; ALMEIDA, Laurinda de Ramalho; CHRISTOV, Luiza Helena da Silva: O coordenador pedagógico e a formação docente. São Paulo: Loyola, 2009.